GUARDA ROUPA-Cápsula: Como Montar o Seu?









Desde a invenção do termo até os dias de hoje, passando pelo sucesso em meados dos anos 80, o “armário-cápsula” sempre significou praticidade quando o assunto é se vestir. Nos últimos dois ou três anos, alinhado não só à descomplicação, mas também ao pensamento de que menos é mais, o conceito do armário-cápsula caiu no gosto de muita gente e foi amplamente difundido por blogueiras, mídia, marcas e afins.


Basicamente, o armário-cápsula é um guarda-roupa com uma determinada quantidade de peças que combinem entre si, para serem usadas em um determinado  de tempo. Por isso, é importante para o sucesso de qualquer armário-cápsula que as roupas reflitam o estilo pessoal de cada um. Outra dica importante é escolher peças mais duráveis e cuidar do que você tem.






Construir um armário-cápsula funcional vai exigir um pouco de dedicação, mas não é um bicho de sete cabeças.
  1. Selecione 36 itens do seu guarda-roupa (de acordo com a estação). Pode ser um pouco mais ou um pouco menos, não é um número fixo.
Você deve contar partes de baixo, partes de cima, vestidos, peças únicas no geral, casacos e sapatos. Não entram na contagem roupas de treino, joias, acessórios, bolsas, maiôs, pijamas e roupas de ficar em casa e lingerie.


  1. Use e abuse da sua seleção de peças pelos próximos 3 meses.
Você pode dividir esse tempo por estações – primavera, verão, outono e inverno. Sempre lembrando de deixar um ou outro item para dias que escapam às regras climáticas como jaquetas jeans, um suéter e um vestido em todas as estações.
  1. Cesse as compras.
Durante esse período de três meses você não deve comprar nada. Afinal, a ideia do armário cápsula é limitar consumismo e salvar uma graninha. Então mesmo que você entre em alguma loja e veja algo que realmente queira, é hora de esperar.
  1. Se quiser, adicione duas ou três peças no seu armário-cápsula.
Na última semana da temporada, é o momento de avaliar como foi seus três meses com sua seleção de peças: você sentiu falta de um item que apareceu frequentemente como uma possibilidade bacana para composição dos looks como, por exemplo, uma camisa jeans? Teve uma peça que você não usou ou usou apenas uma vez nesse tempo todo? É hora de tirar o que não rolou e acrescentar o que fez falta aproveitando as liquidas de final de temporada e já de olho na próxima temporada.




  1. Tenha cuidado com as compras e não exagere.
Comprar roupas pode ser muito divertido, até porque é o momento que entramos em contato com as criações dos designers, as tendências mais interessantes e novos materiais. Mas não se empolgue demais – você vai ter que manter a mesma quantidade de peças do armário-cápsula passado, então tente praticar o ‘entra uma sai uma’ – para cada nova peça que entra, uma que você tem é revendida, trocada ou doada. Assim, você garante que você não vai acumular roupas.
Quando você estiver pesquisando e montando seu armário cápsula:
  1. Se conheça e conheça seu estilo.
Você já achou linda uma peça rendada, comprou, mas nunca usou? Pois é, provavelmente porque ela não tem a ver com seu estilo, você não se sente bem com ela ou você não se sente confortável nela. É por isso que para qualquer armário funcional, incluindo o cápsula, é muito importante que as peças reflitam seu estilo.





  1. Tente começar com o que você já tem e só saia as compras após a primeira temporada.
Não descarte o que você já tem. Provavelmente, uma parte das peças do seu armário estão lá por algum motivo, então tenha calma e vá se descobrindo aos poucos – sempre com seu estilo em mente. 

  1. Não tenha medo de adicionar cores e estampas.
Se você não é do tipo minimalista sueca, mas todos os armários-cápsulas que vê por ai só tem cinza, branco e preto, não se desespere. Se você gosta de cores e estampas – afinal, estamos em um país tropical e é tudo de bom fazer bom uso da nossa diversidade na moda – você deve acrescentá-las ao seu armário sem medo. 


  1. Peça ajuda se precisar.
Para quem realmente tem dificuldade em se vestir ou acredita que pode melhorar, há profissionais ótimos no mercado de consultoria de estilo que vão te ajudar a trabalhar a autoestima, entender seu estilo e te guiar nessa caminhada de harmonia com seu guarda-roupa. 
Escolha bem e faça durar.
 A ideia do armário-cápsula é fazer bom uso do que você já tem e, nesse tempo, entender melhor sobre o que você poderia acrescentar no guarda-roupa, sem impulso.




Pronto! Agora você já está com muitas dicas – agora é só começar a montar seu guarda-roupa capsula

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem